Na aula do dia 29/08/2016 os alunos participaram de um júri, cujo tema central era a aula expositiva. Para entender como tal atividade ocorreu, entre nesse link.
Para compreender o que embasou tal exercício é preciso entender um pouco sobre as características da aula expositiva. Para tal, abaixo será apresentada uma breve explicação do que especifica esse tipo de aula.
AULA EXPOSITIVA
AULA EXPOSITIVA: O PROFESSOR NO
CENTRO DAS ATENÇÕES [1]
A aula expositiva foi uma forma de ensino muito
utilizada no século passado, mas é criticada por alguns estudiosos, uma vez que
tende a seguir a transmissão do conhecimento do professor para o aluno,
localizando-se no tradicionalismo. De outro modo, se bem dada, pode ser a
melhor maneira de se trabalhar algum conteúdo.
A aula expositiva consolidou-se como prática
pedagógica pelos jesuítas (na Idade Média); já no século XX, ela foi indagada
por pesquisadores (como Piaget, Vygotsky, Ausubel, Wallon) que acreditavam que
o conhecimento deveria ser construído. Assim, esse tipo de aula adquiriu status
de ultrapassada, fazendo com que alguns docentes não a utilizem, mas é
importante notar que o modo tradicional aparece em como o professor atua e,
portanto, uma aula a priori diferente pode seguir o modelo tradicional.
Quando se considera os conhecimentos prévios das
crianças, relacionando o que esta sendo estudado com o cotidiano delas,
problematizando-os e sistematizando-os, temos uma aprendizagem significativa.
Quando isso é levando em conta numa aula expositiva tem-se o que se chama aula
expositiva dialogada. Dese modo, para que isso ocorra, é importante que o que
está sendo trabalhado faça sentido e que o professor conheça cada aluno muito
bem (para fazer a análise do aprendizado). Também é importante levar em
consideração que muitos alunos não se sentem bem ao participar de debates ou
apenas para expor suas opiniões e, portanto, esse processo leva tempo.
Assim, a aula expositiva pode ser essencial para
apresentar um tema, sintetizar informações já trabalhadas ou fechar um
conceito, apresentar informações, relacionar dados sobre um tema, expor um
repertório novo, sistematizar conteúdos já trabalhados alem de retomar
conteúdos já trabalhados ou conceitos não compreendidos.
AS DIFERENÇAS ENTRE AULAS EXPOSITIVAS E AULAS
EXPOSITIVAS DIALOGADAS[2]
Aula expositiva
É a exposição oral/escrita do conteúdo pelo
professor, não se considerando o conhecimento prévio e não há brechas para
questionamentos. A avaliação pode ser feita com avaliações de fixação, onde
conteúdo é/deve ser decorado. O aluno é referido apenas como o sujeito a
quem a aula é dirigida. O professor cultiva uma relação autoritária na sala de
aula, onde os conteúdos estudados são recebidos como conhecimentos acabados.
Professor como único falante: participação do aluno é restringida.
Aula Expositiva Dialogada
É a exposição de conteúdos com a participação ativa
dos alunos, onde se leva em consideração o que os alunos já sabem e o professor
atua como mediador. Assim, o professor contextualiza o tema para facilitar o
entendimento do aluno e, por conseguinte, sua participação e aprendizagem. É o
momento em que existe diálogo entre as partes, onde há o questionamento,
críticas, discussões e reflexões.
A avaliação pode ser através das exposições de
ideias, dos questionamentos e também pode haver atividades complementares
(sínteses, produção de mapas conceituais e resoluções de situações problemas).
Consequentemente, esse tipo de aula exige maior planejamento.
Sendo assim, o dialogo é a base dessa estratégia,
uma vez que a aula se transforma em uma troca de experiências, partindo do
conhecimento prévio dos alunos, de suas práticas sociais, gerando discussões
que levam o aluno a perceber relações entre o seu saber inicial e o saber
cientifico apresentado pelo professor, que deve estimular os alunos a questionar
e a apresentar suas experiências sobre o tema, isto é, o que foi compreendido.
Esse tipo de aula vai propiciar ao aluno a obtenção
e organização de dados, a interpretação e análise crítica, a comparação e a
síntese do conteúdo, a catalogação, a identificação, dentre outras habilidades
para se desenvolver intelectualmente e aprender, de fato, o conteúdo.
Numa perspectiva geral, é importante ressaltar que a aula expositiva é
uma técnica de ensino semelhante às demais, apresentando vantagens e
limitações, exigindo determinadas condições para ser bem sucedida. Numa
perspectiva crítica, a aula expositiva pode se transformar numa técnica que
estimula a atividade e a iniciativa dos alunos sem prescindir da iniciativa do
professor; favorece o diálogo entre professor e alunos, e dos alunos entre si,
sem cair numa prática permissiva; e considera os interesses e experiências dos
alunos sem desviar-se da sistematização lógica dos conteúdos previstos nos
programas de ensino.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DA EXPOSIÇÃO ORAL[3]
VANTAGENS DO MÉTODO EXPOSITIVO
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DESVANTAGENS DO MÉTODO EXPOSITIVO
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