sábado, 3 de setembro de 2016

Sobre Aula Expositiva: Um Júri De Alunos

Na aula do dia 29/08/2016 os alunos participaram de um júri, cujo tema central era a aula expositiva. Para entender como tal atividade ocorreu, entre nesse link.
     
Para compreender o que embasou tal exercício é preciso entender um pouco sobre as características da aula expositiva. Para tal, abaixo será apresentada uma breve explicação do que especifica esse tipo de aula.


AULA EXPOSITIVA

AULA EXPOSITIVA: O PROFESSOR NO CENTRO DAS ATENÇÕES [1]
A aula expositiva foi uma forma de ensino muito utilizada no século passado, mas é criticada por alguns estudiosos, uma vez que tende a seguir a transmissão do conhecimento do professor para o aluno, localizando-se no tradicionalismo. De outro modo, se bem dada, pode ser a melhor maneira de se trabalhar algum conteúdo.

A aula expositiva consolidou-se como prática pedagógica pelos jesuítas (na Idade Média); já no século XX, ela foi indagada por pesquisadores (como Piaget, Vygotsky, Ausubel, Wallon) que acreditavam que o conhecimento deveria ser construído. Assim, esse tipo de aula adquiriu status de ultrapassada, fazendo com que alguns docentes não a utilizem, mas é importante notar que o modo tradicional aparece em como o professor atua e, portanto, uma aula a priori diferente pode seguir o modelo tradicional.

Quando se considera os conhecimentos prévios das crianças, relacionando o que esta sendo estudado com o cotidiano delas, problematizando-os e sistematizando-os, temos uma aprendizagem significativa. Quando isso é levando em conta numa aula expositiva tem-se o que se chama aula expositiva dialogada. Dese modo, para que isso ocorra, é importante que o que está sendo trabalhado faça sentido e que o professor conheça cada aluno muito bem (para fazer a análise do aprendizado). Também é importante levar em consideração que muitos alunos não se sentem bem ao participar de debates ou apenas para expor suas opiniões e, portanto, esse processo leva tempo.

Assim, a aula expositiva pode ser essencial para apresentar um tema, sintetizar informações já trabalhadas ou fechar um conceito, apresentar informações, relacionar dados sobre um tema, expor um repertório novo, sistematizar conteúdos já trabalhados alem de retomar conteúdos já trabalhados ou conceitos não compreendidos.
           
AS DIFERENÇAS ENTRE AULAS EXPOSITIVAS E AULAS EXPOSITIVAS DIALOGADAS[2]

Aula expositiva
       
É a exposição oral/escrita do conteúdo pelo professor, não se considerando o conhecimento prévio e não há brechas para questionamentos. A avaliação pode ser feita com avaliações de fixação, onde conteúdo é/deve ser decorado.  O aluno é referido apenas como o sujeito a quem a aula é dirigida. O professor cultiva uma relação autoritária na sala de aula, onde os conteúdos estudados são recebidos como conhecimentos acabados. Professor como único falante: participação do aluno é restringida.

Aula Expositiva Dialogada

É a exposição de conteúdos com a participação ativa dos alunos, onde se leva em consideração o que os alunos já sabem e o professor atua como mediador. Assim, o professor contextualiza o tema para facilitar o entendimento do aluno e, por conseguinte, sua participação e aprendizagem. É o momento em que existe diálogo entre as partes, onde há o questionamento, críticas, discussões e reflexões.

A avaliação pode ser através das exposições de ideias, dos questionamentos e também pode haver atividades complementares (sínteses, produção de mapas conceituais e resoluções de situações problemas). Consequentemente, esse tipo de aula exige maior planejamento.

Sendo assim, o dialogo é a base dessa estratégia, uma vez que a aula se transforma em uma troca de experiências, partindo do conhecimento prévio dos alunos, de suas práticas sociais, gerando discussões que levam o aluno a perceber relações entre o seu saber inicial e o saber cientifico apresentado pelo professor, que deve estimular os alunos a questionar e a apresentar suas experiências sobre o tema, isto é, o que foi compreendido.

Esse tipo de aula vai propiciar ao aluno a obtenção e organização de dados, a interpretação e análise crítica, a comparação e a síntese do conteúdo, a catalogação, a identificação, dentre outras habilidades para se desenvolver intelectualmente e aprender, de fato, o conteúdo.

Numa perspectiva geral, é importante ressaltar que a aula expositiva é uma técnica de ensino semelhante às demais, apresentando vantagens e limitações, exigindo determinadas condições para ser bem sucedida. Numa perspectiva crítica, a aula expositiva pode se transformar numa técnica que estimula a atividade e a iniciativa dos alunos sem prescindir da iniciativa do professor; favorece o diálogo entre professor e alunos, e dos alunos entre si, sem cair numa prática permissiva; e considera os interesses e experiências dos alunos sem desviar-se da sistematização lógica dos conteúdos previstos nos programas de ensino.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA EXPOSIÇÃO ORAL[3]

VANTAGENS DO MÉTODO EXPOSITIVO
DESVANTAGENS DO MÉTODO EXPOSITIVO
  • Comunica o interesse intrínseco da disciplina: quem expõe pode motivar quem ouve;
  • Pode compreender materiais/assuntos não disponíveis em outros meios: apresentação pode ser econômica, conter o necessário e até mesmo conceitos que não aparecem em livros/artigos;
  • Expositores organizados podem transmitir não somente informações, mas também ideias do que funciona ou não em exposições orais;
  • O poder de decidir na mão do professor pode ser um benefício para a organização geral da disciplina;
  • Aulas onde o aluno somente precisa ouvir podem amenizar a insegurança e a vergonha/timidez de uma possível participação (em aulas dialogadas).
  • Não possibilita um feedback imediato de como a aprendizagem dos alunos está; o professor tem que analisar expressões de cada aluno, o que é um problema;
  • Como os alunos estão passivos, a aprendizagem pode ser menos eficiente;
  • As pessoas tendem a se concentrar por volta de 15-25min e, como uma aula tem em média 50min, a atenção pode se perder;
  • Não se leva em consideração a individualidade dos alunos: características e nível de aprendizagem;
  • Pode não ser eficazes no ensino de habilidades de raciocínio e de escrita;
  • O professor precisa ter domínio da oralidade e ser organizado para que a aula tenha sucesso.



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