terça-feira, 25 de outubro de 2016

Ciranda de Formação 10/10

Interdisciplinaridade – Ana Paiva

            A professora Ana Paiva apresentou os projetos que ela já desenvolveu e está desenvolvendo na Escola Estadual Marquês de Sapucaí – Delfim Moreira. Falou sobre o perfil de cada aluno (criamos um boneco desengonçado), do que ele precisa saber, do sujeito integral. Também comentou sobre o trabalho em equipe, espírito empreendedor, autonomia.
            Expôs também que o professor deve dar o conteúdo de acordo com a turma e não levar o conteúdo pronto e passar para aos alunos sem nem saber da realidade deles, assim ela apresentou o exemplo do filme Escritores da Liberdade, que retrata bem isso.
            Salientou que para desenvolver um projeto é preciso que este esteja relacionado a um sonho, vontade ou resolução de um problema e que tenha um objetivo e uma conclusão. Além disso, falou da importância do aluno criar e buscar, que essa tarefa deve ser feita pelo próprio aluno, o professor só irá orientar.
            Por último falou do conhecimento em forma de rede, momento em que o aluno vai “abrindo sua mente” para todas as coisas, fazendo links, formando assim a inteligência múltipla. Ademais, falou da importância dos projetos estarem ligados ao Plano Político Pedagógico (PPP) de cada escola, comentou também sobre a diferença entre interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdiciplinaridade.

            Achei muito legal a Ciranda, pois aprendi a importância da interdisciplinaridade e projetos para com os alunos e a escola. Além do mais, fiquei encantada com o conhecimento da Ana, em todos os momentos ela dava exemplos de projetos como se fossem “flashes”. Foi de grande aprendizado este dia.


Um comentário:

  1. E eu fico muito satisfeita quando o que se oferece na universidade é aproveitado pelos alunos em sua formação, Parabéns!

    ResponderExcluir