quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Ciranda de Formação - 12/09

A Estética na escola - Marina Fernandes

            Marina Fernandes começou contando para nós que é cantora e veio de um família que é inteira da música. Ela disse que a música foi a via de acesso para ela. A seguir nos explicou o que vinha ser a Estética na escola, esclareceu que não é uma ferramenta, nem um meio para a educação. Falou que as artes visuais traz a sensibilização.
Também trouxe que fazemos parte de uma geração que está desaprendendo a sentir, as pessoas estão se distanciando muito umas das outras. Com esse pensamento, ela levou um bis para cada pessoa da ciranda e pediu que abríssemos o bis e não comêssemos. Neste momento, ela perguntou o que sentíamos naquele momento, e a resposta de todos foi que estávamos sentindo o cheiro delicioso do bis, assim ela disse que podíamos comer. O intuito dela era que apreciássemos o bis e sentíssemos vontade de come-lo. Marina também trouxe a relação da escola, que os professores levam materiais para os alunos e quando eles vão “degustar” os professores tiram, as vezes por falta de tempo.
Ela também comentou sobre a emoção estética que é perceber uma obra, ouvir uma música e falou que quando fazemos isso sentimos e nos toca e emociona. Neste momento, ela cantou uma música para nós. Foi muito legal ouvi-la cantando, achei que ela canta muito bem.
Por fim, ela falou sobre o Bispo do Rosário, que ele queria reconstruir o mundo e fez isso em 7 anos de sua vida. Falou sobre a confecção do manto que ele fez para o juízo final e também contou que ele queria ser enterrado com esse manto, mas por ser uma obra tão bonita e confeccionada por uma pessoa, e ainda escrito por dentro, bordado a mão com materiais que ele encontrava na rua, ele acabou não sendo enterrado com o manto e este foi para em uma exposição que as pessoas pagam pra ver. Assim, comentamos sobre como as pessoas são egoístas. Deste modo, ela trouxe uma camiseta para podermos confeccionar o que sentíamos vontade e o trabalho ficou muito legal.

Achei bem interessante essa ciranda, pois foi um tema bem interessante e foi abordado coisas que eu jamais havia pensado. Achei intrigante quando ela trouxe algumas telas famosas que pudéssemos apreciar e discutir e essa discussão me fez abrir os olhos, pois nós olhamos para as obras e quase não percebemos a emoção que ela traz, ou até mesmo os elementos que ela tem. Foi uma oportunidade muito legal e pretendo passar por novas experiências assim. Além disso, gostei muito da Marina, ela se expressa muito bem e tem um conhecimento incrível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário