PLANO DE AULA:
Limites e possibilidades das TIC na educação
Gabriela Gomes Ribeiro
Letícia Sousa Carvalho
Itajubá
2016
Introdução e conteúdo:
Trabalharemos neste plano o conteúdo de tecnologia na educação através do artigo “Limites e possibilidades das TIC na educação” escrito por Guilhermina Lobato Miranda. Os alunos deverão ter lido este artigo antes da aplicação do plano.
Tempo previsto:
O tempo estipulado para a realização do plano é de 45 minutos.
Público alvo:
Graduandos da disciplina Didática da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
Data:
O plano será realizado no dia 28/09/2016.
Objetivos:
Os objetivos serão:
- Retomar alguns conceitos do artigo através do esquema explicativo;
- Comentar e discutir sobre o uso de tecnologias na sala de aula, suas vantagens e desvantagens;
- Mostrar as potencialidades da tecnologia na educação;
- Utilizar o estudo dirigido em forma de um caça palavras para refletir sobre o artigo.
Recursos a serem utilizados:
- Datashow;
- Computador;
- Papel, lápis e borracha.
Metodologia:
Será uma aula expositiva. Utilizaremos para retomar os conceitos do artigo o recurso de um esquema explicativo, que será o seguinte:
Após, utilizaremos o estudo dirigido para nortear discussões e reflexões acerca do artigo.
Estudo dirigido:
1. É o
termo que envolve o conhecimento técnico e cientifico. Pode ser considerada
dependendo do contexto pode ser considerada como ferramentas e maquinas que
ajudam a resolver problemas, técnicas, conhecimentos, método, materiais,
ferramentas e processos usados para resolver problemas, métodos ou processos de
construção e trabalho. _____________
2. A
tecnologia educativa é um domínio da educação que teve suas origens nos anos 40
do sec. XX e foi desenvolvido por _________ na década seguinte com o ensino
programado.
3. O
domínio da tecnologia educativa engloba subdomínios que vão influenciar o aluno
e sua aprendizagem como funções de gestão, desenvolvimento ___________ e os
recursos da aprendizagem.
4. Tecnologia
_________ a educação pode ser considerada sinônimo de tecnologia educativa,
pois trata-se de aplicação da tecnologia aos processos envolvidos no
funcionamento da educação. As pessoas que trabalham no domino da tecnologia
educativa estudam __________ que determinam e melhoram a aprendizagem.
5. O
termo Tecnologias da Informação e Comunicação (____) refere-se a junção da
tecnologia computacional com a tecnologia das telecomunicações e tem na
Internet sua mais forte expressão.
6. Os
termos Novas tecnologias da informação (NTI) e Novas Tecnologias da Informação
e Comunicação (NTIC) são __________,
pois são o que tem de novo na tecnologia.
7. O
termo ____________ informática pode ser definido como o conjunto de
conhecimentos, competências, e atitudes em relação aos computadores. O objetivo
deveria ser apoiar professores e estudantes iniciar ou melhorar seus
conhecimentos nessa área.
8. O
conceito de __________ tecnológica implica em saber usar a tecnologia, e ainda
analisar a sua evolução e repercussão na sociedade. Se ensina aos estudantes a
história das diferentes tecnologias, apontando seus efeitos econômico, sociais,
e psicológicos na sociedade. Os estudantes deveriam aprender a ler, interpretar
e diferenciar a informação que nos é transmitida.
9. A
estratégia de acrescentar a tecnologia as atividades na sala de aula, sem
alterar as ________ habituais de ensinar, não produzem bons resultados na
questão da aprendizagem dos alunos. Vários estudos têm revelado que os
___________ para o uso das tecnologias nas práticas pedagógicas são a falta de
recursos e de formação.
10. Os
Professores podem desenvolver com os ________ atividades que favorecem a
aquisição de conhecimentos. Para que isso ocorra é necessário levar em
consideração as diferentes facetas da ____________, são elas: processo
____________ no qual os alunos constroem os novos conhecimentos com base nos
conhecimentos já adquiridos; ___________ implica que os novos conhecimentos são
adquiridos com base nas aprendizagens realizadas anteriormente; ser
auto-regulada os professores devem apoiar os alunos desenvolver estratégias de aprendizagem; ser
orientada para determinados objetivos quer dizer que os alunos devem conhecer
as metas que vão ter que atingir, isso facilita o processo de construção do
conhecimento dando uma direção a seguir e ainda motiva os alunos a alcançar
tais objetivos; ser situada logo deve levar em consideração o contexto do
aluno, ser __________ é considerar como um processo de interação social.
Glossário:
Iluminuras: é um tipo de pintura decorativa aplicada às letras capitulares dos códices de pergaminho medievais. O termo se aplica igualmente ao conjunto de elementos decorativos e representações imagéticas executadas nos manuscritos produzidos principalmente nos conventos e abadias da Idade Média.
Conducente: que conduz
Contributo: aquilo que se contribui; contribuição
Literacia: qualidade ou condição de quem é letrado
Avaliação:
A avaliação deste plano acontecerá de duas maneiras: formal (60%) e informal (40%). A avaliação formal será feita a partir do estudo dirigido. Já a avaliação informal ocorrerá durante a aula em que o plano for desenvolvido. Dessa forma será analisada a participação e o envolvimento dos alunos.
Sendo assim, esperamos que a partir da avaliação formal e informal possamos concluir se de fato a aula foi produtiva e se significou uma aprendizagem efetiva para os alunos.
Bibliografia:
MIRANDA, G.L. Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo/Revista de ciências da educação, nº3, mai/ago2007, p. 41-50.
Estudo dirigido bem elaborado, Plano de aula claro, objetivo e devidamente realizável. Parabéns pelo cuidado em todas as etapas!
ResponderExcluir