quarta-feira, 28 de setembro de 2016

PLANO DE AULA: "Limites e Possibilidades das TIC na Educação"



PLANO DE AULA:
Limites e possibilidades das TIC na educação


Gabriela Gomes Ribeiro
Letícia Sousa Carvalho

Itajubá
2016


Introdução e conteúdo:


Trabalharemos neste plano o conteúdo de tecnologia na educação através do artigo “Limites e possibilidades das TIC na educação” escrito por Guilhermina Lobato Miranda. Os alunos deverão ter lido este artigo antes da aplicação do plano.


Tempo previsto:


O tempo estipulado para a realização do plano é de 45 minutos.


Público alvo:


Graduandos da disciplina Didática da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)


Data:


O plano será realizado no dia 28/09/2016.


Objetivos:


Os objetivos serão:


  • Retomar alguns conceitos do artigo através do esquema explicativo;
  • Comentar e discutir sobre o uso de tecnologias na sala de aula, suas vantagens e desvantagens;
  • Mostrar as potencialidades da tecnologia na educação;
  • Utilizar o estudo dirigido em forma de um caça palavras para refletir sobre o artigo.


Recursos a serem utilizados:


  • Datashow;
  • Computador;
  • Papel, lápis e borracha.


Metodologia:


Será uma aula expositiva. Utilizaremos para retomar os conceitos do artigo o recurso de um esquema explicativo, que será o seguinte:




Após, utilizaremos o estudo dirigido para nortear discussões e reflexões acerca do artigo.


Estudo dirigido: 


 


1.    É o termo que envolve o conhecimento técnico e cientifico. Pode ser considerada dependendo do contexto pode ser considerada como ferramentas e maquinas que ajudam a resolver problemas, técnicas, conhecimentos, método, materiais, ferramentas e processos usados para resolver problemas, métodos ou processos de construção e trabalho. _____________

2.    A tecnologia educativa é um domínio da educação que teve suas origens nos anos 40 do sec. XX e foi desenvolvido por _________ na década seguinte com o ensino programado.

3.    O domínio da tecnologia educativa engloba subdomínios que vão influenciar o aluno e sua aprendizagem como funções de gestão, desenvolvimento ___________ e os recursos da aprendizagem.

4.    Tecnologia ­­­­_________ a educação pode ser considerada sinônimo de tecnologia educativa, pois trata-se de aplicação da tecnologia aos processos envolvidos no funcionamento da educação. As pessoas que trabalham no domino da tecnologia educativa estudam __________ que determinam e melhoram a aprendizagem.

5.    O termo Tecnologias da Informação e Comunicação (­­­____) refere-se a junção da tecnologia computacional com a tecnologia das telecomunicações e tem na Internet sua mais forte expressão.

6.    Os termos Novas tecnologias da informação (NTI) e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação  (NTIC) são __________, pois são o que tem de novo na tecnologia.

7.    O termo ____________ informática pode ser definido como o conjunto de conhecimentos, competências, e atitudes em relação aos computadores. O objetivo deveria ser apoiar professores e estudantes iniciar ou melhorar seus conhecimentos nessa área.

8.    O conceito de __________ tecnológica implica em saber usar a tecnologia, e ainda analisar a sua evolução e repercussão na sociedade. Se ensina aos estudantes a história das diferentes tecnologias, apontando seus efeitos econômico, sociais, e psicológicos na sociedade. Os estudantes deveriam aprender a ler, interpretar e diferenciar a informação que nos é transmitida.

9.    A estratégia de acrescentar a tecnologia as atividades na sala de aula, sem alterar as ________ habituais de ensinar, não produzem bons resultados na questão da aprendizagem dos alunos. Vários estudos têm revelado que os ___________ para o uso das tecnologias nas práticas pedagógicas são a falta de recursos e de formação.

10. Os Professores podem desenvolver com os ________ atividades que favorecem a aquisição de conhecimentos. Para que isso ocorra é necessário levar em consideração as diferentes facetas da ____________, são elas: processo ____________ no qual os alunos constroem os novos conhecimentos com base nos conhecimentos já adquiridos; ___________ implica que os novos conhecimentos são adquiridos com base nas aprendizagens realizadas anteriormente; ser auto-regulada os professores devem apoiar os alunos  desenvolver estratégias de aprendizagem; ser orientada para determinados objetivos quer dizer que os alunos devem conhecer as metas que vão ter que atingir, isso facilita o processo de construção do conhecimento dando uma direção a seguir e ainda motiva os alunos a alcançar tais objetivos; ser situada logo deve levar em consideração o contexto do aluno, ser __________ é considerar como um processo de interação social.


 
Glossário:

           Iluminuras: é um tipo de pintura decorativa aplicada às letras capitulares dos códices de pergaminho medievais. O termo se aplica igualmente ao conjunto de elementos decorativos e representações imagéticas executadas nos manuscritos produzidos principalmente nos conventos e abadias da Idade Média.
            Conducente: que conduz
            Contributo: aquilo que se contribui; contribuição
            Literacia: qualidade ou condição de quem é letrado


Avaliação:


A avaliação deste plano acontecerá de duas maneiras: formal (60%) e informal (40%). A avaliação formal será feita a partir do estudo dirigido. Já a avaliação informal ocorrerá durante a aula em que o plano for desenvolvido. Dessa forma será analisada a participação e o envolvimento dos alunos.
        Sendo assim, esperamos que a partir da avaliação formal e informal possamos concluir se de fato a aula foi produtiva e se significou uma aprendizagem efetiva para os alunos.


Bibliografia:


MIRANDA, G.L. Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo/Revista de ciências da educação, nº3, mai/ago2007, p. 41-50.


Um comentário:

  1. Estudo dirigido bem elaborado, Plano de aula claro, objetivo e devidamente realizável. Parabéns pelo cuidado em todas as etapas!

    ResponderExcluir