sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Plano de aula: Limites e Possibilidades das TIC na Educação



PLANO DE AULA



Limites e possibilidades das TIC na educação



Bruna da Silva




Itajubá – MG
2016
1.     Conteúdo e Série
            Este plano irá trabalhar a temática “Tecnologias na Educação” por intermédio de um artigo citado acima e será desenvolvido em uma turma da disciplina de Didática da Universidade Federal de Itajubá.

2.     Objetivos

  • ·    Discutir sobre o uso de tecnologias na sala de aula, suas vantagens, desvantagens e o que deve ser considerado ao adotar a mesma;

  • ·        Refletir sobre o modo como a tecnologia é trabalhada e como melhorar;

  • ·        Reconhecer a importância da mesma em sala de aula quando é usada com sistematização e objetivos claros;

  • ·        Relacionar diversas perspectivas desta metodologia em diferentes contextos sociais.


3.     Recursos Necessários

  • ·        Data Show;

  • ·        Notebook;


4.     Metodologia
Para esta aula, será considerado que todos os alunos leram o artigo “Limites e possibilidades das TIC na educação” da autora Guilhermina Lobato Miranda. Será apresentado um esquema explicativo antes, que dará início a discussão, após esse momento será passado um vídeo sobre a tecnologia na educação e em seguida os alunos, em dupla, irão fazer um estudo dirigido, baseado no texto, vídeo e a primeira discussão.



ESQUEMA EXPLICATIVO
Descrição do texto: A autora o inicia fazendo algumas definições, como:
·         Tecnologia Educativa: Todos os processos de concepção, desenvolvimento e avaliação da aprendizagem.
·         Tecnologias Aplicadas à Educação: Sinônimo de Tecnologias Educativas.
·         Tecnologias da Informação e Comunicação: Conjugação da tecnologia da informática ou computacional com a tecnologia das telecomunicações, sendo a internet sua maior expressão.
·         Novas Tecnologias da Educação (NTI) e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação
·         Literácia Informática: o conjunto de conhecimentos, competências e atitudes em relação aos computadores que levam alguém a lidar com confiança com a tecnologia computacional na sua vida diária.
·         Educação Tecnológica: É mais amplo que o anterior, pois implica em saber usar.
Para a autora, o uso da tecnologia pode estar interligado com todos os conteúdos, de uma forma transversal, como também pode ter uma disciplina própria.
Em seguida, ela apresenta alguns resultados de uma investigação que teve como foco o uso das tecnologias em sala de aula:
v  A estratégia de acrescentar a tecnologia nas atividades já existentes na escola e nas salas de aula, sem nada alterar nas práticas habituais de ensinar, não produz bons resultados na aprendizagem dos estudantes. Esta estratégia acontece por duas razões em destaque:
ü  A falta de proficiência que a maioria dos professores manifesta no uso das tecnologias, mormente as computacionais.
ü  O fato da integração inovadora das tecnologias exigirem um esforço de reflexão e de modificação de concepções e práticas de ensino, que grande parte dos professores não esta disponível para fazer.

v  Os efeitos positivos só se verificam quando os professores acreditam e se empenham de “corpo e alma” na sua aprendizagem e domínio e desenvolvem atividades desafiadoras e criativas, que explorem ao máximo as possibilidades oferecidas pelas tecnologias.

v  O trabalho com tecnologia precisa de uma participação ativa do professor e do aluno. Ambos possuem responsabilidades na construção do conhecimento que será trabalhado. Dessa forma, a autora afirma “Aspecto interessante e que a aprendizagem destes sistemas modifica de forma radical o modo como as crianças percepcionam o mundo e a si próprias”.

v  O que acontece é que os sistemas informáticos, considerados como novos formalismos para tratar e representar a informação, ancorados nos sistemas convencionais, vão modificar o modo como às crianças estão habituadas a aprender e também amplificar o seu desenvolvimento cognitivo.

v  O que acontece na maioria das escolas e que os professores pensam que estas aprendizagens se fazem por transferência analógica, não necessitando de uma aprendizagem mais estruturada e formal, o que tem levado a alguns dissabores.

v  É preciso uma sistematização, um trabalho mais completo que faça com que as crianças entendam determinados conteúdos mesmo sem a tecnologia do lado, uma forma que dê liberdade para que elas construam novas fontes de conhecimento e informação.
A autora também apresenta definições para determinadas processos da  aprendizagem que irão acontecer quando o uso da tecnologia é significativo, como:
Ø  A aprendizagem é um processo re(construtivo): Os conhecimentos prévios dos alunos são questões essenciais para o desenvolvimento de outros.
Ø  Aprendizagem cumulativa: Depende de conhecimentos anteriores.
Ø  Aprendizagem ser autorregulada: A presença do professor é fundamental para que o aluno passe a ter autonomia de uma forma orientada.
Ø  Aprendizagem intencional e situada: Ter objetivos ajuda a identificar onde se pretende chegar e para que.
Ø  Aprendizagem colaborativa: O trabalho em conjunto em uma prática social.
Dessa forma, um trabalho com uso de tecnologia para ser de fato significativa para os alunos deve atender esses processos, como uma forma de orientação para o professor, sendo um parâmetro para os objetivos e metas.

ATIVIDADES:
Considera-se que a introdução de novos meios tecnológicos no ensino irá produzir efeitos positivos na aprendizagem, porque se pensa que os novos meios irão modificar o modo como os professores estão habituados a ensinar e os alunos a aprender.
1.      A partir do comentário acima, o que você acredita ser essencial para uma mudança de postura em relação a essa metodologia em sala de aula de uma forma que ela realmente possa fazer diferença no processo de aprendizagem?


2.      Muitas vezes, o professor tem receio de usar a tecnologia em sua aula por não saber trabalhar com o instrumento ou porque ele possui certa dificuldade e não quer passar vergonha na frente de seus alunos, sendo assim, ele deixa de lado esta metodologia, mesmo reconhecendo a sua importância para a aprendizagem. Que atitudes poderiam ser tomadas para evitar essa situação?

3.      Uma escola toda equipada não é sinônimo de inovação no ensino, muitas vezes é a mesma repetição com o uso de um computador, como foi mostrado no vídeo, sendo assim o que é essencial para que se tenha um trabalho significativo e de fato inovador com o uso de tecnologia?


4.      O uso efetivo da tecnologia nas escolas, nomeadamente nas salas de aula e no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem, e ainda um privilegio de alguns docentes e alunos. O que você pensa dessa frase? O contexto mudou?

5.       A introdução e uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino não devem ser só avaliadas tendo como referencia os efeitos que tem sobre a aprendizagem e os resultados acadêmicos dos alunos. O que mais deve ser levado em consideração e avaliado?

6.      A tecnologia muitas vezes é usada como desculpa para a não realização de certos deveres ou a presença dela pode causar a perda do foco em determinadas atividades. Cite outros pontos negativos que a tecnologia pode ocasionar na sala de aula e quais atitudes poderiam ser adotadas para evitar acontecimentos como esses?


5.     Avaliação
Os alunos serão avaliados da seguinte forma:
20% da participação durante o esquema explicativo;
60% da escrita do roteiro;
20% da socialização do mesmo.

6.      Bibliografia
MIRANDA, G.L. Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo/Revista de ciências da educação, nº3, mai/ago2007, p. 41-50.

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